quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAÇAPAVA

Prefeitura de Caçapava em parceria com o SENAI abre inscrições para cursos gratuitos


No dia 4 de agosto estarão abertas as inscrições para cinco cursos gratuitos, oferecidos à população por meio da parceria entre a Prefeitura e o SENAI. Os cursos são: Desenhista Copista (120 horas), que acontecerá das 13h às 17h; Auxiliar Mecânico de Manutenção (160 horas), que será realizado das 7h30 às 11h30; Auxiliar de Escritório (40 horas), das 13h às 17h e das 18h às 22h; Operador de Telemarketing (40 horas), das 13h às 17h e Recepcionista (40 horas), das 18h às 22h.

Para se inscrever em um dos cursos oferecidos, os interessados devem ter mais de 16 anos e ensino fundamental completo. É necessário apresentar no ato de inscrição o RG, CPF e comprovante de escolaridade. As inscrições são feitas no Complexo Educacional “Prof. Edison de Freitas Ramalho”, que fica na Rua André Santos de Oliveira Lima, 15 – Vl. André Martins. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3655-5152.
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CARAGUATATUBA

Sebrae promove oficinas e palestras para empreendedores

O Sebrae de Caraguá promove, entre os dias 9 e 24 de agosto, palestras e oficinas gratuitas para empreendedores em geral. As atividades são gratuitas e acontecem no Posto de Atendimento ao Empreendedor. Os interessados em participar precisam fazer o cadastro no Sebrae por telefone. Ao todo são 25 vagas.

Na próxima segunda-feira (9) terá a palestra “Atendimento a Clientes”, às 19h.

No dia 12 (quinta-feira), às 18h, acontecerá a oficina “Ganhe Mercado”, sobre o conhecimento e a importância do marketing para os negócios e o estímulo à visão mercadológica.

Para o dia 16 (segunda-feira), às 19h, palestra com o tema “Como atrair, conquistar e manter clientes”, na qual os participantes vão aprender formas de conhecer e manter os clientes.

Dia 19 (quinta-feira), às 19h, a palestra “Entendendo custo, despesas e preço de vendas”, que orienta os empresários a elaborar uma estrutura de custos.

Dia 24 (terça-feira), às 18h, oficina “Fluxo de caixa”.

Serviço:
Rua Taubaté, 90 – Sumaré (Próximo ao Fórum)
e-mail: pae.caragua@gmail.com
Tel: (12) 3882-3854

Mais informações e a programação completa do evento pode ser conferidas no site da prefeitura de Caraguá. Clique aqui.
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terça-feira, 3 de agosto de 2010

TAUBATÉ


Ministério Público pede manutenção de Chico Picadinho na Casa de Custódia

                                                                                                  Foto: Pedro Ivo Prates
Foto: Pedro Ivo Prates - Chico Picadinho mostra tela pintada por ele na Casa de Custódia de Taubaté
 Chico Picadinho mostra tela pintada por ele na Casa de Custódia de Taubaté

O Ministério Público de Taubaté emitiu parecer favorável à manutenção de Francisco Costa Rocha, conhecido como Chico Picadinho, na Casa de Custódia de Taubaté. O parecer seria encaminhado ainda nesta segunda-feira à Justiça.


De acordo com o MP, o laudo elaborado pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia), na capital, aponta que Chico Picadinho tem transtornos de personalidades irreversíveis, não pode voltar ao convívio social e deve permanecer interditado e internado na Casa de Custódia, para tratamento e garantia de segurança.

Chico Picadinho, condenado por esquartejar duas mulheres, já cumpriu toda sua pena criminal, mas continua internado na Casa de Custódia de Taubaté, por meio de uma medida da esfera Civil que pediu sua interdição e internação.

Os exames foram realizados a pedido do MP por uma junta médica do Imesc. Além da permanência de Chico Picadinho na Casa de Custódia, o laudo poderira apontar outras duas possibilidades: a desinternação, em que o tratamento médico passa a ser feito em residência mas é mantida a interdição; e a liberação total. 

A Justiça poderá acatar o parecer do MP ou solicitar mais informações antes de decidir o futuro de Chico Picadinho.
Fonte: O Vale
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PINDAMONHANGABA


    Prefeitura de Pinda contrata médicos e técnicos de raio-x
Profissionais vão trabalhar no distrito de Moreira César e outros pontos da cidade. Inscrições pelo site da Prefeitura de Pinda.
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai abrir  processo seletivo simplificado para contratação de quatro médicos e de cinco técnicos de raio-x. Os profissionais que forem aprovados serão contratados temporariamente – por um período de 12 meses. As inscrições serãoabertas dia 9 de agosto e serão encerradas no dia 19.
Os interessados devem acessar o site da Prefeitura, preencher o  formulário e enviar por e-mail para processoseletivo@pindamonhangaba.sp.gov.br, ou entregar a fichano departamento de Recursos Humanos (rua Deputado Claro César, nº 30, Centro).
Os que enviarem as inscrições por e-mail vão receber uma mensagem de confirmação da inscrição.
As provas escritas serão realizadas no dia 21 de agosto de 2010, às 9 horas, na escola municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães  (Avenida Dr. João Ribeiro, nº 131 –Boa Vista). Os candidatos devem chegar com trinta minutos de antecedência.
Para este processo seletivo simplificado foram abertas nove vagas, sendo três paramédicos plantonista pediatra (salário de R$ 4.661, 23 para jornada de um plantão de 24 horas por semana); uma paramédica radiologista (receberá R$ 2.354,25 por 20 horas semanais, além do programa de gratificação que pode atingir 80% do salário); e cinco para técnico de raio-x (vencimento de R$ 1.027,14 para 20 horas por semana)
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GUARATINGUETÁ

Confira a programação dessa semana da 7ª SIPAT, que acontece em Guaratinguetá


Terça-feira (03/08/10)
·             Às 7h30, no Espaço VivArte: Palestra SEGURANÇA NO TRAJETO (Educação no Trânsito), com Marcos Aurélio da Silva e Leandro Fornitani (Agentes de Trânsito), para funcionários das secretaria municipais de Serviços Urbanos, de Obras, de Agricultura e Meio Ambiente, de Esportes, de Turismo e SAEG.
·             Às 15h, na Casa do Médico: Palestra sobre Prevenção das DST/AIDS, com a Diretora de Saúde Coletiva, Michele Mansor, para funcionários da Secretaria de Saúde.
Quarta-feira (04/08/10)
·             Às 8h, na SEAMA: Palestra Motivacional, Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, com Marciano Valezzi Júnior e André Fornitani, para funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Quinta-feira (05/08/10)
·             Às 7h30, na ETA da SAEG: Palestra sobre Emissão de Gases Veicular, com o engenheiro ambiental Leessander Alves da Cruz, para funcionários e motoristas operacionais da SAEG.
·             Às 9h, no Auditório da Secretarias da Educação: Palestra sobre Noções de Segurança do Trabalho, com o técnico Luciano da Empresa NETSEG, para funcionários Operacionais da Secretaria de Educação.
·             Às 15h, na Casa do Médico: Palestra sobre Prevenção das DST/AIDS, com a Diretora de Saúde Coletiva, Michele Mansor, para funcionários da Secretaria de Saúde.
Sexta-feira (06/08/10)
·             Às 9h, no Auditório da Secretaria da Educação: Palestra com o Engenheiro Egydio Nogueira, avaliação dos trabalhos da CIPA e encerramento da SIPAT.

ILHABELA


Prefeitura de Ilhabela adota medidas que facilitam emissão de alvarás para estabelecimentos comerciais
Desde o início do ano passado, a Prefeitura de Ilhabela tem adotado medidas para ‘desburocratizar’ o processo de emissão de alvarás para estabelecimentos comerciais. O prefeito Toninho Colucci (PPS) determinou como prioridade a regularização do comércio em todo o município.
Segundo o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, de 1,3 mil estabelecimentos cadastrados no município, muitos funcionavam irregularmente. “Ao assumir a administração, o prefeito priorizou esta questão. Identificamos que existiam três dificuldades: a falta de habite-se,por existir muitos prédios antigos e lugares que foram sede de empresas que por alguma razão fecharam.
Estas duas questões foram resolvidas com um projeto de lei de autoria do Executivo e que a Câmara entendo a situação, com muito bom senso aprovou. A terceira dificuldade era quanto à emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)”, explicou Cezar De Tullio.
Ainda conforme o chefe de Gabinete, este mês a Prefeitura fará uma reunião com o Corpo de Bombeiros, contadores, Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas, entre outras instituições. A ideia é apresentar de forma clara as exigências dos bombeiros.

Ele ressaltou que a Divisão de Fiscalização, reforçada após a realização de concurso público, vem promovendo ações educativas quanto à emissão do alvará. “São expedidas notificações e concedidos 30 dias para a regularização. Nos casos de falta do AVCB é concedido um alvará provisório  por 90 dias. A proposta é que todos os estabelecimentos comerciais de nosso município funcionem de maneira regular”, concluiu.
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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PINDAMONHANGABA

Termina prazo para comércio no Pico do Itapeva

Por determinação do Ministério Público estadual, o prazo para o desenvolvimento de atividades comerciais no Pico do Itapeva terminou dia 2 de agosto.

A Prefeitura de Pindamonhangaba, que sempre respeita a Lei, procurou o Poder Executivo de Campos do Jordão e os comerciantes, além do próprio Ministério Público, várias vezes para debater a questão – que existe há 10 anos.

Embora tenha havido empenho de todas as partes, está proibida a prática comercial no Pico do Itapeva, que faz parte de uma APA (Área de Preservação Ambiental).

Além disso, em virtude de uma decisão judicial, dia 3 de agosto, haverá fiscalização no Pico do Itapeva. Caso continue existindo barracas e comercialização, Pindamonhangaba sofrerá penalidades legais como multa diária de meio salário mínimo (R$ 255,00), dentre outras punições da Justiça.

As prefeituras de Pindamonhangaba e de Campos do Jordão, bem como os comerciantes, têm amplo conhecimento de todo o fato – que iniciou em 2001. As três instituições também participam e constam no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) – assinado em dezembro de 2009 com a Promotoria de Justiça – que encaminhou ofício para que o Poder Executivo de Pindamonhangaba realize fiscalização na área.

Abaixo o Ofício de aviso para que os comerciantes desocupem a área do Pico do Itapeva.

Ofício avisando os comerciantes do Pico do Itapeva
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LORENA

Empresas de Lorena possuem mais uma forma de exercer responsabilidade socioambiental: 33 praças podem ser adotadas

Buscando parcerias com as empresas privadas do município, a prefeitura de Lorena promulgou o Decreto n° 5989/2010, que regulamenta o Programa “Adote uma Praça”, instituído pela Lei Ordinária 3.164/2007.

O objetivo principal do programa é estabelecer convênios com indústrias, comércio, igrejas, condomínios e demais associações civis, a fim de promover a conservação e a manutenção de praças públicas e áreas verdes da cidade.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (SEMEAR), responsável pelo programa, a adoção de uma praça demonstra a preocupação das associações com a conservação do ambiente onde se vive.

Para o secretário da pasta, Celso Augusto Pereira, a parceria entre empresas privadas e órgãos públicos é o principal caminho para exercer responsabilidade socioambiental.

No total, Lorena possui 33 praças que podem ser adotadas. A escolha do local fica a critério da empresa, mas o secretário explica que seria interessante a escolha de uma praça próxima as instalações da empresa facilitando a manutenção.

Como forma de demonstrar o cuidado com a praça, a empresa poderá afixar no local adotado placas divulgando o convênio da entidade com a prefeitura, o que também, é uma forma de sensibilizar outras entidades.

Para mais informações sobre como adotar uma praça, entre em contato com a SEMEAR pelo telefone (12) 3185-3518, pelo e-mail semear@lorena.sp.gov.br ou dirigindo-se até a rua Comendador Custódio Vieira n° 333 – 1° andar – Edifício Guaypacaré (Predião) – Centro, das 8h às 19h.
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PINDAMONHANGABA

Prefeitura reforça sinalização na Nossa Senhora do Bonsucesso

A Prefeitura de Pinda reforçou a sinalização em dois pontos da Nossa Senhora do Bonsucesso para facilitar a visibilidade dos condutores e pedestres.
Os trabalhos foram realizados no cruzamento das ruas Juó Bananére com Laerte Assumpção Junior (Pão de Açúcar/Sete Estrelas) e nas proximidades da Manoel Flores com Benedito Antonio da Silva (Semar/Prefeitura/Bradesco).
                                Foto: Verônica Presotii (Assessoria Pinda)
                                

De acordo com o departamento de Trânsito, a sinalização é uma das maiores ferramentas do condutor para evitar acidentes. “É imprescindível que as vias estejam devidamente indicadas para que o motorista saiba perfeitamente a área de tráfego destinada ao seu veículo. Com isso, ele tem a noção exata do quanto seu automóvel pode se deslocar em cada lado”, disse o diretor de Trânsito, Luis Rosas Junior.
Ele afirmou que o reforço na sinalização também beneficia os pedestres. “Todas as áreas de passagem ficam visíveis e as pessoas que estão à pé possuem espaço próprios. De um modo geral isso organiza o trânsito e evita acidentes”. Luis Rosas lembrou que a Nossa Senhora do Bonsucesso é a principal avenida de Pindamonhangaba.“Temos duas contagens de veículos para a via. Uma delas é estimada de acordo com o número de veículos que passam pelo local – em torno de 25 mil.
Outro dado importante é que muitas vezes,o mesmo automóvel passa pela avenida mais deuma vez –assim, diariamente temos a contagem de 150 mil passagens pelo local”, concluiu.
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NACIONAL

Pesquisa que irá divulgar o retrato do Brasil começou em todo país

O IBGE deu inicio ontem ao XII Censo Demográfico. O censo irá demonstrar o retrato em extensão e profundidade da população brasileira e as características sócio-econômicas do país, ressaltando o perfil da população e quais as reais necessidades para que seja traçado todo o planejamento público e privado para os próximo dez anos.



Os recenseadores, funcionários responsável pela coleta de dados, passarão a visitar todas as residências do país para que seja preenchido um questionário. Os recenseadores poderão ser identificados pelo Colete azul e boné com identificação do IBGE, pelo Crachá de identificação, expedido pelo IBGE e também Computador de mão para as entrevistas


O IBGE disponibiliza o número 0800 721 8181, ligação gratuita, para que os moradores possam confirmar o nome e o número da matrícula que constam no crachá de identificação do recenseador. A lista dos recenseadores pode ser conferida no site do Censo 2010.



Outras informações sobre o Censo 2010 e para acompanhar os resultados da pesquisa basta acessar: www.ibge.gov.br/censo2010.
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CARAGUATATUBA

                                       
Audiência pública da Saúde será dia 5

A secretaria de Saúde de Caraguá realiza na próxima quinta-feira (5), a audiência pública para prestação de contas do 2º trimestre de 2010. A reunião acontece às 15h, na Câmara Municipal e é aberta ao público.

A audiência é uma oportunidade para a população conhecer a realidade do setor e também fazer seus questionamentos. Números de atendimentos, os gastos, orçamentos, realização de consultas e exames serão alguns dos assuntos pautados.
Vereadores na última audiência pública 

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TAUBATÉ


Prefeitura entrega nova sede do Procon de Taubaté

O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, realiza na próxima quinta-feira, 5 de agosto, a entrega oficial da nova sede do Procon na cidade. O órgão de defesa do consumidor passa a funcionar na Rua Dr. Emílio Winther, 345, próximo à Praça Santa Terezinha.
O novo endereço tem como objetivo atender a atual demanda da cidade e facilitar o acesso da população às dependências do órgão, oferecendo, assim, maior comodidade, especialmente para os portadores de necessidades especiais. Durante muitos anos, o órgão funcionou no piso superior da Rodoviária Velha de Taubaté.
“O Procon vem desenvolvendo um grande trabalho em Taubaté na defesa dos direitos dos consumidores e, por isso mesmo, estamos oferecendo condições para que os resultados sejam ainda melhores”, salientou Peixoto. _________________________________________________________________________